Quem é Tiago Mitraud

Mineiro, de Belo Horizonte, Tiago Mitraud tem 33 anos e hoje é deputado federal, eleito pelo partido NOVO com o voto de 71.901 mineiros. Sem jamais ter se imaginado candidato a um cargo público, foi eleito graças ao anseio de tantos brasileiros por uma profunda mudança na forma de se fazer política no Brasil. Suas principais pautas na Câmara dos Deputados são: educação de qualidade, liberdade para trabalhar, saneamento básico e combate à ineficiência do Estado.

Formado em administração de empresas pela Universidade Federal do Paraná, Tiago Mitraud passou boa parte de sua graduação envolvido no Movimento de Empresas Juniores, chegando a presidir a Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores). Em seguida, ingressou no terceiro setor e, à frente da Fundação Estudar, foi responsável pela consolidação de diferentes programas de liderança e carreira que impactaram mais de 40 mil jovens em todo o Brasil.

Trabalhando com o desenvolvimento de jovens líderes, Tiago percebeu que a maior parte das imensas barreiras que hoje impedem o Brasil de crescer possuíam uma mesma origem: a política. Entendeu que de nada adianta um avião possuir ótimos comissários de bordo se o piloto estiver o jogando às montanhas. Era justamente isso que via no Brasil, um país repleto de potencial, sendo dirigido por péssimos políticos. Concluiu que essa situação só vai mudar quando todos os brasileiros fizerem a sua parte.

Em 2017 decidiu começar a se movimentar politicamente. Foi neste ano que conheceu o NOVO, e encontrou um partido com solidez institucional, valores bem definidos e um incansável combate aos vícios presentes na política tradicional brasileira. No mesmo ano, contribuiu na construção do Programa de Embaixadores do Politize!, uma organização social sem fins lucrativos que contribui para promover a educação política no país, de maneira moderna, inovadora e acessível.

Em 2018, resolveu disputar as eleições para deputado federal, em Minas Gerais, pelo partido NOVO. Foi eleito com o voto de 71.901 mineiros, espalhados por todos os cantos do estado.

Durante seu primeiro ano como deputado federal, Tiago assumiu a posição de vice-líder da primeira bancada do NOVO na Câmara, assumindo a construção da equipe da Liderança Partidária na Casa. Visitou 41 municípios mineiros, conversando com mais de 5.500 pessoas para prestar contas do seu trabalho e ouvir as suas demandas. Visitou 13 estados e o Distrito Federal para falar sobre seu trabalho na Câmara e inspirar mais pessoas a participarem da política. Construiu o Liberta Minas, um programa que pretende levar as ideias da liberdade para toda Minas Gerais. Tiago Mitraud alcançou todos estes resultados construindo o mandato mais econômico da Câmara dos Deputados durante 2019.

Redes parceiras

A Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade é uma organização que busca contribuir com a democracia e o processo político brasileiro conectando e apoiando lideranças políticas. Sou Líder RAPS da turma de 2018

O RenovaBR é a primeira escola de políticos do Brasil e prepara pessoas comuns para se tornarem políticos fora do comum. Fiz parte da primeira turma da escola, em 2018, e sou hoje um dos Líderes RenovaBR eleitos.

O Livres é um movimento político suprapartidário que atua em defesa do liberalismo por inteiro, tanto na economia, quanto nos costumes. Sou Associado Livres desde 2018.

A Fundação Lemann é uma organização que trabalha para conectar e apoiar pessoas que querem transformar o Brasil e trabalham nos múltiplos desafios do país. Sou Líder Público da Fundação Lemann desde 2017.